sábado, 7 de agosto de 2010

Sábado é dia de pizza!!!

Nada melhor do que uma pizza no sábado a noite. O jeito mais fácil de conseguir uma é pegar o telefone e ligar para a sua pizzaria preferida. Mas o jeito mais legal é fazer em casa!!! Depois que você fizer a primeira vez vai ver que não é tão difícil.

Ingredientes:

Massa:
- 500g de farinha de trigo;
- 1 tablete de fermento biológico;
- 1 copo americano de água fria;
- Azeite;
- Sal;
- Açúcar.

Preparo: como já escrevi em outro post, minhas receitas não tem quantidade, é tudo meio no feeling. Mas vamos lá. Com 500g de farinha rende umas 3 pizzas médias. Coloque a farinha em um recipiente ou na pia da cozinha. Acrescente a água, uma boa quantidade de azeite, sal e açúcar a gosto (2 para 1) e o tablete de fermento. Misture tudo e comece a sovar a massa. Daí você vai corrigindo, acrescentando farinha ou mais um pouco de água, dependendo da consistência da massa. Não deixe nem muito grudenta e nem com muita farinha. Encontre o meio termo. Sove a massa por um bom tempo até atingir uma textura aveludada. Deixe descansar e crescer por pelo menos 30 minutos. Corte a massa em 3 pedaços e abra com um rolo, vá salpicando farinha para não deixar a massa muito úmida. Com a prática vai ficar mais fácil, certamente a primeira massa terá uma forma estranha, mas na segunda já ficará redonda como deve ser. Depois de aberta asse no forno pré-aquecido antes de montar a pizza. Monte a pizza com a massa pré-assada.

Molho:
- 4 tomates grandes;
- orégano a gosto;
- sal.

Preparo:
Faço o molho de forma diferente, com o tomate cru. Tire a pele e as sementes e bata os tomates ou em um processador ou com a faca. Acrescente o orégano e o sal. Sempre faço um pouco a mais do molho, fica muito bom colocado em meio pão francês, com muzzarela e levado ao forno, tipo uma brusqueta.

Com isto pronto é só montar as pizzas com o ingrediente que quiser. Hoje fiz uma calabresa com cebola, uma 4 queijos e uma invenção, com bacon, presunto, ovos cozidos e muzzarela. Nesta sequência nas fotos.

Prato do dia:
- Hoje fui almoçar no Reimar, um boteco "pé sujo" no centro, bom e barato. Comercial com: bife ao molho, arroz, feijão, fritas, salada, torresmo e uma Maçã Xereta para arrematar.

Música do dia:
- Dan Baird & Homemade Sin_Lazy Monday (2008) (link)

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Meu primeiro podcast

O projeto de criar meu podcast veio antes ainda do blog. Por várias razões. Minha ligação com a música, a publicidade e a minha relação com o rádio, primeiro quando participei da Rádio Alcachofra, uma rádio pirata de colégio, no meio dos anos 80. Lá eu imitava o Gil Gomes, narrando o que havia acontecido na escola durante a semana, tudo em tom policial. E aos domingos, apresentando um programa de Heavy Metal, o Guerrilha Metálica.

Mais recentemente como professor do Senac para o curso de radialista eu me aproximei ainda mais desta linguagem, trocando informações com os alunos e desenvolvendo programas em sala de aula.

Fiz minha conta no Mypodcast mas estava difícil de viabilizar a gravação, comecei algumas mas não terminei. Um problema era o equipamento para gravar, mesmo tendo um monte de coisas que ficaram com o final do estúdio Tandoori, estava difícil deixar tudo "redondo" e funcionando. Aos poucos fui pesquisando e juntando as coisas.

Instalei o Audacity, para quem não conhece é um programa de áudio free. Dá para baixar, com versões para Mac e PC, simples e funcional. Vários plug-ins também estão disponíveis. No Youtube dá para achar vários tutoriais de como ele funciona e o que dá para ser feito.

Instalei, por enquanto no PC, meu G4 está encostado, mas vai servir para estas gravações também. Coloquei para funcionar uma mesa Berhinger Eurorack e um microfone Berhinger Condenser C1, que realmente fez diferença na gravação. Este "setzinho" ficou perfeito para gravar o material.

Aproveitei o final do mês e produzi um podcast com a trilha do blog do mês de julho, o que na verdade é mais simples para produzir, apenas a locução da abertura e mais 8 músicas. Cada post tem uma "música do dia" para ser ouvida ou baixada, estas músicas são aleatórias, coisas que ouço no próprio dia do post, sem ter uma lógica ou estilo definido. Então agora, o blog terá também um podcast todo mês.

Além destes materiais do blog vou começar a produzir mais podcasts.

Com este material mais simples pronto eu fui publicar no Mypodcast, passei o sábado todo e não consegui, sempre dava algum erro e acabei desistindo. No domingo fui pesquisar e tentar de novo publicar o material. Tentei o Gengibre, mas lá é exclusivamente para locuções, nada de música, então não é o que eu estou procurando, mesmo assim criei uma conta. Tentei o Podomatic, que conheci através do Kid Vinil que publica seu Artrock lá. Fiz o cadastro e pimba, de primeira o material foi publicado. Fiquei feliz com mais este feito!!!

Agora tenho o blog e o podcast. Estou empolgado, muita coisa para produzir.

Eu também tenho ouvido só podcasts durante o dia no trabalho, muito legal, são coisas novas e diferentes.

Então para quem quiser conferir minha página:

http://olorde.podomatic.com/

E a publicação de julho - (link).

Prato do dia:
- Atum, alface, tomate, cebola, muzzarela em cubos, batata palha e ovo de codorna.

Música do dia:
- Eli "Paperboy" Reed_The Satisfier (from Roll with You - 2008) (link)