sábado, 7 de agosto de 2010

Sábado é dia de pizza!!!

Nada melhor do que uma pizza no sábado a noite. O jeito mais fácil de conseguir uma é pegar o telefone e ligar para a sua pizzaria preferida. Mas o jeito mais legal é fazer em casa!!! Depois que você fizer a primeira vez vai ver que não é tão difícil.

Ingredientes:

Massa:
- 500g de farinha de trigo;
- 1 tablete de fermento biológico;
- 1 copo americano de água fria;
- Azeite;
- Sal;
- Açúcar.

Preparo: como já escrevi em outro post, minhas receitas não tem quantidade, é tudo meio no feeling. Mas vamos lá. Com 500g de farinha rende umas 3 pizzas médias. Coloque a farinha em um recipiente ou na pia da cozinha. Acrescente a água, uma boa quantidade de azeite, sal e açúcar a gosto (2 para 1) e o tablete de fermento. Misture tudo e comece a sovar a massa. Daí você vai corrigindo, acrescentando farinha ou mais um pouco de água, dependendo da consistência da massa. Não deixe nem muito grudenta e nem com muita farinha. Encontre o meio termo. Sove a massa por um bom tempo até atingir uma textura aveludada. Deixe descansar e crescer por pelo menos 30 minutos. Corte a massa em 3 pedaços e abra com um rolo, vá salpicando farinha para não deixar a massa muito úmida. Com a prática vai ficar mais fácil, certamente a primeira massa terá uma forma estranha, mas na segunda já ficará redonda como deve ser. Depois de aberta asse no forno pré-aquecido antes de montar a pizza. Monte a pizza com a massa pré-assada.

Molho:
- 4 tomates grandes;
- orégano a gosto;
- sal.

Preparo:
Faço o molho de forma diferente, com o tomate cru. Tire a pele e as sementes e bata os tomates ou em um processador ou com a faca. Acrescente o orégano e o sal. Sempre faço um pouco a mais do molho, fica muito bom colocado em meio pão francês, com muzzarela e levado ao forno, tipo uma brusqueta.

Com isto pronto é só montar as pizzas com o ingrediente que quiser. Hoje fiz uma calabresa com cebola, uma 4 queijos e uma invenção, com bacon, presunto, ovos cozidos e muzzarela. Nesta sequência nas fotos.

Prato do dia:
- Hoje fui almoçar no Reimar, um boteco "pé sujo" no centro, bom e barato. Comercial com: bife ao molho, arroz, feijão, fritas, salada, torresmo e uma Maçã Xereta para arrematar.

Música do dia:
- Dan Baird & Homemade Sin_Lazy Monday (2008) (link)

2 comentários: