sábado, 16 de abril de 2011

Sanduíche de Aliche

Aliche é para poucos, é um negócio forte. Não dá para pedir uma pizza inteira de aliche, mas no rodízio dá para encarar uns 2 pedaços, fácil. Uma vez no Voga (bar aqui de Campinas) pedi um sanduíche e quase não chego ao final.

Mas aprendi a fazer de um jeito que dá para encarar uns 2 sanduíches sem problema.



Ingredientes:
- 100g de Aliche;
- 01 maço de salsinha;
- fatias de muzzarella (mas pode ser qualquer tipo de queijo de sua preferência);
- azeite (não preciso informar que tem que ser de boa qualidade);
- pão francês.

Preparo:
Este é um sanduíche muito fácil de fazer, principalmenteporque ele tem que ser frio. Primeiro pique o Aliche, na ponta da faca em pedaços pequenos. Até um tempo atrás era fundamental que o Aliche fosse importado, mas hoje dá para encontrar alguns razoáveis na parte de frios de qualquer supermercado ou hortifruti. Depois pique um maço de salsinha, é isso mesmo, um maço inteiro, aí que está o segredo para deixar o sanduíche mais "leve", vai muita salsinha mesmo. A dica para picar a salsinha é, depois de lavar e deixá-la secar um pouco, tirar as folhas e colocar em um copo grande, com um tesoura corte tudo, dentro do copo mesmo. É muito mais rápido do que com a faca. Depois é só misturar tudo com uma boa quantidade de azeite.

Falei para usar a muzzarela, mas no sanduíche da foto usei um requeijão tipo catupiry do fornecedor de queijo aqui de casa, o "Seo" Marciano, que eu chamo de "Seo Queijoca". De 2 em 2 meses ele abastece nossa geladeira com vários tipos de queijo "importados" da fazenda Portal da Canastra da grande e próspera Piumhi (MG). Juro que fui ver agora a procedência dos queijos e não tinha idéia que esta cidade existia. Mas está aí, veja no link. Boa dica de passeio, parece que tem uma ótima rede de hotéis.

Música do post:
- The Jayhawks_Save It for a Rainy Day (download)

Nenhum comentário:

Postar um comentário