sexta-feira, 15 de abril de 2011

Música tirada do blog - como funciona

Sempre quis saber como esta coisa de proibir um material publicado no blog funciona. Pois bem, acabou acontecendo com o meu. Sempre coloco em cada post uma música, junto com o playerzinho dela e um link para download. Faço isso no 4Shared, que me dá tudo pronto, como já falei aqui. Ontem, quando estava preparando o último post percebi que na minha conta do 4Shared havia uma pasta nova chamada "Abuse". Lá dentro uma música do Lions Rampant e a música Lights On. Fui procurar o post que havia colocado a música e os links não funcionam mais. No link de download a informação de que a música foi retirada por solicitação da gravadora.

Fiquei impressionado com o processo. É tudo automático. A banda nem é muito conhecida, a gravadora é pequena e eu sou um Zé Ninguém no meio do universo digital, mesmo assim a coisa funciona de forma eficiente. Imagine na prática: o cara da gravadora que encontrou meu blog, avisou o 4 Shared, que criou a pasta na minha conta e transferiu o arquivo. Quanta gente envolvida e quanto tempo e trabalho.

Não vou entrar no caso "download de mp3", isso é assunto para outro post exclusivo, mas a gravadora e a banda tem razão e não vou colocar novamente a música deles, mesmo porque não sei o que pode acontecer em caso de reincidência.

Mas a verdade é que tudo isso é um pouco impressionante e um pouco assustador. Como eu disse meu blog é uma coisa ínfima, sem divulgação, perdido na internet, mas vendo por exemplo que a música do Eli "Paperboy" Reed, postada em Agosto de 2010, 8 meses atrás, já teve 147 downloads. E que o post campeão de acessos do blog (a receita de bacalhau fresco ao forno), que aparece em segundo lugar no Google, quando se digita "bacalhau fresco" e já teve mais de 400 acessos. É para pensar como está sendo o acesso à informação e que daqui a pouco um cara na Eslovênia (já teve 5 acessos vindos de lá) pode acessar meu blog e pegar alguma informação dele.

Música do post:
- Faces_Bad' n' Ruins (download)

3 comentários:

  1. pois é, imagino o susto que vc levou.

    mas o correto é isso mesmo, nao insistir.


    73 55

    ResponderExcluir
  2. Nem foi susto, fiquei na verdade curioso com o que poderia ter acontecido.

    ResponderExcluir
  3. O mesmo aconteceu comigo, o pior de tudo é que sempre deixei as pastas do 4shared organizadas. Agora não consigo mais colocar o arquivo denovo, o 4shared sempre reconhece como abusivo, vou ter que colocar o link perdido em outra página de uploads

    ResponderExcluir