quarta-feira, 14 de julho de 2010

Meu Primeiro Prato de Salada (em 40 anos)

Definitivamente sou um ser humano carnívoro, meu negócio é picanha sangrando, Steak Tartar e kibe cru. Desde bebê, minha mãe tentava me dar sopinha de legumes, mas eu cuspia tudo e enfrentava numa boa um delicioso croquete, mesmo tendo um dente apenas e em cima (é isso, em todo mundo o primeiro dente que nasce é o de baixo, o meu foi o de cima). Quando fui morar na Inglaterra acharam que eu pudesse rever minha situação de ser anti verduras e legumes. Não adiantou, as couvezinhas de bruxelas com cenoura sempre retornavam no prato para a cozinha de Mrs. Hayes, que insitia em servi-las novamente no dia seguinte. Ao contrário da torta de rim de porco que era devorada sempre.
Nunca tive pressão alta e nem problema de colesterol, intestino sempre perfeito como um relógio suíço, então nunca precisar limitar o que ia comer. Sempre aproveitei este dom de X-man para destruir e ingerir os alimentos mais bizarros sem me preocupar. Sempre fiz questão de enfrentar qualquer boteco do Centro da cidade, desde cachorro quente com o "molho que matou o guarrrrda" de Cabo Frio (título do molho dado pelo próprio dono da carrocinha) até pastel de camarão com catupiry de R$ 2,00 do camelô do Viaduto Cury aqui em Campinas, entre outras tantas delícias.

E também sempre fui magro, mesmo comendo bastante, lembrem que na escola era chamado de Asa de Frango. Porém ultimamente, depois de casar e ter filhos e chegar aos 40 anos, me vi engordando, uma coisa que nunca imaginei na minha vida toda. Hoje já está ficando complicado amarrar o tênis, por exemplo.

O negócio degringolou (como diria a minha mãe) quando há 1 ano precisei almoçar todo dia no mesmo restaurante, pelo esquema do trabalho na agência. Aí foi refrigerante e batata frita todo santo dia e mais um monte de frituras. Virei um caminhão da Ultragaz, uma bomba de gáz butano ambulante, uma desgraça, nunca fui assim.

E a família toda começou a pressionar para que eu tome uma providência a respeito. Então agora comecei a maneirar. Salgados fritos do Cacareco no café da manhã (boteco aqui ao lado do trabalho), substituídos por pão com queijo ou uma mísera barra de cereal e no almoço cancelei o refrigerante e estou evitando as frituras e a feijoada de quinta-feira. Só uma batatinha sauté com um filé de frango na chapa.

Comecei, então, em um grande esforço, a arriscar a opção do tal restaurante de montar uma salada, mas as folhas nunca entraram nas 3 refeições "light", até hoje...

Em vez da alface fui direto na rúcula, um erro segundo os entendidos, já que ela não é para iniciantes, pelo seu gosto amargo. Além da Rúcula o prato foi composto por coisas que como numa boa (tomate, cebola, ovos de codorna, cubinhos de muzzarela, milho e tiras de filé de frango na chapa, além de um pãozinho para arrematar).

Até que correu tudo bem, confesso que o sabor não é dos melhores, foi um grande desafio, não achei graça nenhuma, mas estou disposto a me render a uma alimentação um pouco mais saudável.

Vamos ver se da próxima vez estarei mais acostumado. E se realmente tudo isso pode valer a pena. Minha parte estou fazendo...eu acho.

Prato do dia:
- Salada com rúcula, cebola, tomate, cubinhos de muzzarela, milho, ovo de codorna e tiras de filé de frango na chapa.

Música do dia:
- Wilson Simonal_Carango (do A Bossa e o Balanço) (link)

Um comentário:

  1. Ei fer, nunca imaginei que vc nao comia nada de verde.

    Vc tem que me convidar qualquer ai na sua casa para comer.eheh

    Lembro-me uma vez que eu fui ai e comi um carpaccio muito bom.

    73 55

    ResponderExcluir