terça-feira, 6 de julho de 2010

O Novo e Mágico Photoshop CS5

Depois de ver alguns vídeos no Youtube, eu e o pessoal da agência partimos para as Terras de Camelot para adquirir o novo pacote da Adobe CS5. Até um pouco atrasados, já que o lançamento foi em abril.

Realmente o novo Photoshop faz coisas incríveis com as novas ferramentas de recorte e de substituição de elementos. Um trabalho que demorava pelo menos 20 minutos agora é feito em menos de 2 minutos. Já nos divertimos bastante hoje a tarde, agora é esperar um trabalho para ver na prática como vai funcionar.

O problema qu agora vai ficar quase impossível saber o que é verdadeiro ou falso em uma foto. Até a autoria de uma foto pode ser discutida, já que ficou fácil substituir elementos; uma estrada desaparece da foto com 2 cliques.

Quando comecei a trabalhar com publicidade as fotos eram feitas em cromo, nada digital, a foto era escaneada e tratada, apenas pequenos detalhes podiam ser corrigidos, então a preocupação com luz, enquadramento, o lugar correto dos elementos, enfim, buscar a foto perfeita em um clique era o grande lance do trabalho. Sempre gostei de passar horas produzindo as fotos, esperando revelar o cromo e ter a certeza de ter chegado no melhor resultado. Com isso dava pra ver quem era bom mesmo.

Trabalhei com grandes fotógrafos da era analógica como Beto Fernandez e o Ary Diesendruck, este último relutou muito em ter que trocar todo o seu equipamento pelo digital, já que nem as lentes serviriam, eu lembro de conversar muito com ele a respeito. Para eles as novas ferramentas certamente vieram para aprimorar o trabalho, já que sempre tiveram a base técnica de uma boa foto.

Outro grande fotógrafo que trabalhei por vários anos e que já começou sua carreira na transição para o digital é o Amaury Simões. Acompanhei ele montar uma piscina inteira para o Campinas Decor que na verdade só tinha um lado azulejado. Ele simplesmente azulejou toda a piscina e ainda encheu de água, um trabalho de gênio que eu presenciei passo-a-passo.

Neste post que começou falando sobre o novo Photshop descambou para uma pequena homenagem aos grandes fotógrafos com que eu pude trabalhar. Então, por isso, não posso deixar de lembrar do grande Azael Bild, com quem fiz vários trabalhos com alimentos. Outro cara fantástico.

Com isso reafirmo o que sempre pensei, hoje fazer uma foto depende exclusivamente de ter uma boa câmera e fazer um clique tecnicamente perfeito (boa resolução e uma luz báscia) o resto é feito depois. Tudo pode ser resolvido depois. "Tem uma folha ali atrás atrapalhando (tira depois)...o modelo está sem aliança (depois a gente coloca) e por ai vai. O pior que o cliente também acha que dá para fazer milagre, talvez com o novo Photoshop a gente consiga fazer tudo o que é impossível, muito mais fácil.

• Matéria sobre o novo Photoshop (link)

Prato do dia
- Filé de frango grelhado, arroz, batata sautè e creme de milho (para manter a dieta)

Música do dia
- Air_Sexy Boy (from Moon Safari) (link)

Um comentário:

  1. Legal essa parte de estar lado a lado de fotógrafos desse naipe.

    quanto ao cs5, nao tem nem o que falar. Poderoso.

    Mas no momento, o Gimp me atende bem.

    73 55

    ResponderExcluir