sexta-feira, 23 de julho de 2010

Bacalhau Fresco ao Forno

Faz tempo queria comer bacalhau fresco. Já havia experimentado viajando, o Codfish é bem consumido nos EUA e Inglaterra. Mas por aqui só encontrava o bacalhau tradicional, salgado.

Desde já recomendo, um peixe não muito caro (R$ 10,00/kg) e muito saboroso. Encontrei no Mercado Municipal de Campinas. Comprei ele inteiro e limpo, nada de filé, fiquei meio receoso por causa dos espinhos que são em forma de "Y", mas depois de pronto isso não foi problema.

Como sempre faço com algum prato que nunca preparei fui dar uma pesquisada na net. Cozinhar se aprende cozinhando, não adianta. Atualmente não preciso saber de quantidades e modo de preparo, só pego algumas dicas e faço minha alquimia própria. A experiência te dá este know how. Então minhas receitas são todas "no olho", se errar alguma quantidade ou jeito de fazer na outra acerto. Aí que está a graça da coisa.

Temperei do jeito de Aveiros, dica do Daniel, Português que é de Aveiros (logicamente) que veio fazer um estágio onde eu tinha o Tandoori estúdio e acabou ficando no Brasil e está abrindo um estúdio de áudio em Barão Geraldo. O negócio é simples, em um pilão de madeira você soca alho e sal grosso. A dificuldade é dosar o sal, por isso a dica é não deixar a carne no tempero muito tempo, acaba salgando demais. Mas tudo fica bom desta forma. Lógico que aprimorei a técnica. No caso do peixe acrescentei gengibre (que faz a diferença) e suco de limão.

Segue a receita e algumas fotos do preparo. O peixe ficou maravilhoso e a carne acabou soltando do espinho em "Y". As crianças comeram tranquilamente.

Ingredientes:
- 1 kg de bacalhau fresco (3 peixes médios);
- Tempero: sal grosso, alho, gengibre e limão;
- Batata em rodelas finas;
- Cebola;
- Azeite;
- Sal.
Modo de preparo:
Depois de marinar por 30 minutos (é o tempo de preparar os acompanhamentos), colocar os peixes em um refratário regado com azeite. Colocar as batatas em volta (é interessante fazer também uma cama de batatas para o peixe) e cobrir com cebola em rodelas. Regar com uma boa quantidade de azeite e um pouco de sal na batata e cebola.

Deixar 40 minutos em forno médio/alto. Servir com arroz branco. É muito simples mesmo, trabalho quase nenhum e com sabor e textura sensacionais.

Prato do dia:
- Bacalhau Fresco com batatas e cebola, acompanhado de arroz branco.

Música do dia:
- The Lions Rampant_Lights On (from It´s Fun to Do Bad Things_2010) link


7 comentários:

  1. Fer, vc tem que me convidar algum dia ai meu.
    Quero comida Seven.

    73 55

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua dica. Sou como vc, vou testando as receitas até chegar no ponto da minha própria alquimia.
    Estava procurando uma receita básiquinha de bacalhau fresco, e nunca vi ninguem aqui no brasil que faz assim.
    Thanks.
    Angel

    meu blog: engelschulz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, vivo na Noruega e o que mais tem aqui eh bacalhau fresco, mas nunca me arrisquei a fazer ao forno por medo de virar uma borracha. Mas agora vendo a sua receitinha, vou copiar, ok? Ficou muito bonito e parece bem saboroso, obrigada por saborear. abc.
    www.meufilhominhavida.com

    ResponderExcluir
  4. Olha acabamos de comer, foi uma otima receita, a unica coisa que acrescentei foi uma salsinha bem picadinha por cima antes de ir ao forno.
    Parabens e muito obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a receita. Comprei em Belém do Pará um bacalhau fresco de primeira (moro em BSB) e amanhã farei sua receita. Valeu!
    Abs
    Angela Torres

    ResponderExcluir
  6. Como vi que vc adora cozinhar, sugiro que visite o Blog de uma sobrinha que mora em Salvador (é PHD em cinema de lingua chinesa...). Fez o doutorado no Canadá e tomou muito gosto pela culinária. Tem coisas muito interessantes,
    Abs
    Angela Torres
    http://www.receitasdalud.blogspot.com.br/2012/10/peixe-thai-pratico.html

    ResponderExcluir
  7. Farei para ceia de ano novo! torcer que todos gostem!

    ResponderExcluir